Support & Downloads

Quisque actraqum nunc no dolor sit ametaugue dolor. Lorem ipsum dolor sit amet, consyect etur adipiscing elit.

j j

Contact Info
New York +(123) 456 -7890 innovio@mikado-themes.com 184 Main Street Victoria 8007
Folow us on social

Cirurgia de Hérnia
Hiato / Refluxo Gastroesofágico

Saiba mais sobre os detalhes da Cirurgia de Hérnia Hiato / Refluxo Gastroesofágico.

Sobre a hérnia de hiato e o refluxo gastroesofágico

A hérnia de hiato acontece quando uma parte do estômago empurra para cima através do hiato esofágico, uma abertura no diafragma que permite a passagem do esôfago para o estômago. Essa situação pode resultar em um deslocamento do estômago, que pode ser total ou parcial, e pode levar a uma pressão inadequada no esôfago. 

Quando isso acontece, o ácido produzido no estômago tem mais facilidade para subir pelo esôfago, resultando no refluxo gastroesofágico. Esse refluxo é caracterizado por sintomas como azia intensa, que é uma sensação de queimação no peito, regurgitação de alimentos ou líquidos ácidos e, em alguns casos, dor no peito, que pode ser confundida com problemas cardíacos. 

Além disso, a presença da hérnia pode dificultar o esvaziamento do estômago, aumentando a sensação de plenitude e ocasionando problemas digestivos. Embora muitas pessoas com hérnia de hiato não apresentem sintomas, aqueles que sofrem com refluxo frequentemente enfrentam desconforto significativo em sua rotina diária.

Agende sua Consulta agora mesmo!

Quais são as possibilidades de tratamento?

O tratamento para a hérnia de hiato e o refluxo gastroesofágico varia conforme a gravidade dos sintomas. Para casos leves, mudanças no estilo de vida, como alterações na dieta e perda de peso, podem ser suficientes, além do uso de medicações para reduzir a acidez estomacal.

Em casos mais graves ou quando os sintomas não melhoram com o tratamento conservador, a cirurgia pode ser necessária. O procedimento mais comum é a fundoplicatura, que envolve envolver a parte superior do estômago ao redor do esôfago para reforçar a válvula que impede o refluxo.

A cirurgia é frequentemente realizada por laparoscopia, uma técnica minimamente invasiva que resulta em menos dor e recuperação mais rápida. Embora a cirurgia seja eficaz, a recuperação pode levar algumas semanas, e o paciente pode precisar seguir orientações dietéticas. 

A cirurgia é recomendada quando a hérnia causa complicações significativas ou quando a qualidade de vida do paciente é afetada pelos sintomas persistentes.

Quem é o Dr. Marcelo Loureiro?

Marcelo de Paula Loureiro é médico Cirurgião Geral, professor e pesquisador. Fundador de empresas na área de atendimento médico, de prestação de serviço em educação e também na área de inovação de produtos médicos.

É um dos pioneiros no Brasil e no mundo em microlaparoscopia e nas cirurgias do controle do suor excessivo dos pés (hiperidrose). Formado em Medicina pela UFPR, fez residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba. Foi um dos primeiros cirurgiões brasileiros a fazer especialização em Cirurgia Laparoscópica (Universidade de Bordeaux, França, em 1997). Completou sua formação acadêmica com mestrado pela FEMPAR, doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo, e em 2015, finalmente com Pós Doutorado pela Universidade de Montpellier na França.

Atua como cirurgião convidado em eventos nacionais e internacionais, sendo uma das referências médicas atualmente para países do Oriente Médio.
Como educador, é professor do Mestrado em Biotecnologia da Universidade Positivo, e coordena o curso de Pós graduação de Cirurgia Minimamente Invasiva há 15 anos. É consultor em pós-graduações médico cirúrgicas.

Principais dúvidas sobre o procedimento

Clique sobre o tema desejado para expandir as informações a respeito:

1 A cirurgia para hérnia de hiato é segura?

Sim, a cirurgia para hérnia de hiato, especialmente a fundoplicatura laparoscópica, é considerada um procedimento seguro. Embora existam riscos como em qualquer cirurgia, complicações graves são raras. A equipe médica avalia cuidadosamente cada caso para garantir a segurança do paciente.

2 Como é o processo de recuperação após a cirurgia?

Após a cirurgia, a maioria dos pacientes é liberada para casa no mesmo dia ou após uma breve internação. A recuperação completa pode levar de algumas semanas a um mês. Durante esse período, é comum sentir algum desconforto, mas muitos conseguem retomar atividades leves em uma a duas semanas.

3 Vou ter que mudar minha dieta após a cirurgia?

Sim, após a cirurgia, é recomendado seguir uma dieta leve e evitar alimentos que possam irritar o estômago, como alimentos muito gordurosos, picantes ou ácidos. A adaptação à nova dieta pode levar algum tempo, mas a maioria das pessoas consegue voltar a uma alimentação normal gradualmente.

4 A cirurgia garante que os sintomas do refluxo desaparecerão?

Embora a maioria dos pacientes experimente uma melhora significativa nos sintomas após a cirurgia, não há garantia de que todos os sintomas desaparecerão completamente. Algumas pessoas podem continuar a ter refluxo, mas geralmente em menor intensidade.

5 Quais são os riscos e complicações da cirurgia?

Os riscos incluem infecções, sangramentos e problemas relacionados à anestesia. Além disso, podem ocorrer complicações específicas da cirurgia, como dificuldade para engolir (disfagia) ou excesso de gás e inchaço. A equipe médica discutirá esses riscos antes do procedimento para que o paciente esteja bem informado.

Agende sua consulta!

Clique no botão para agendar sua consulta agora mesmo!